publicidade

Produção de texto

O dia a dia do ensino da producão de texto

Professora de Língua Portuguesa há 24 anos, Eva Rosseto conta o que mudou em sala de aula durante as últimas décadas

Foto: Alexis Prappas
Eva Aparecida de Oliveira Rosseto
Houve mudanças na maneira de ensinar nos últimos tempos?
EVA APARECIDA DE OLIVEIRA ROSSETO Leciono há 24 anos, mas percebi que nos últimos 20 houve alterações na sala de aula. Antes disso, as fórmulas se repetiam. O livro didático era usado como único material e o foco principal de ensino era a gramática. Agora, trabalho muito mais com os diferentes gêneros de texto.

De que maneira você trabalha com os gêneros?
EVA APARECIDA Sempre desenvolvo projetos com os alunos. Começo definindo o gênero que será trabalhado e então fazemos muitas leituras para os alunos se familiarizarem com as características daquele tipo de texto. Depois passamos para a produção escrita.

Dê um exemplo de projeto que deu certo.
EVA APARECIDA No ano passado, desenvolvi um projeto com gibis com a turma da 6ª série. Primeiro, realizamos várias leituras e atividades com análise dos materiais. Depois, em duplas, os alunos produziram seus próprios gibis em um longo processo de planejamento, escrita e re-escrita. Os materiais prontos foram lidos nas salas de 1ª a 4ª série. Durante o semestre, fizemos também uma campanha de arrecadação de gibis e todos os materiais foram arquivados na nova gibiteca da escola, inclusive as produções dos alunos.

Você já planejou um projeto que não deu certo?
EVA APARECIDA Não completamente. Mas antes, quando comecei a trabalhar com gêneros, a gente não definia muito o “para quem” aquele texto estava sendo escrito. E isso é fundamental porque as crianças ficam muito gratificadas quando podem perceber que sues textos estão circulando, estão sendo úteis. Essa preocupação com o leitor transforma completamente a produção dos alunos.

Quais são as atividades que marcam as suas aulas hoje?
EVA APARECIDA O foco é a análise dos textos, e não o ensino de regras gramaticais. Conforme discuto as produções dos alunos durante as aulas e faço as correções, mostro que faltou uma conjunção ou os melhores usos de um pronome, procurando sempre aliar ao contexto. Mesmo assim, ainda tenho grandes desafios.

Qual o maior deles?
EVA APARECIDA A falta do hábito de leitura, o que prejudica os alunos no momento da compreensão dos textos. Para tentar solucionar essa questão, procuro apresentar vários gêneros, esmiúço cada um e provoco a interpretação para que a turma possa entender melhor o que está escrito.

10 capítulos essenciais da produção de texto

 

Associação Nova Escola © 2016 – Todos os direitos reservados.