publicidade

Cálculo mental: quanto mais diversos os caminhos, melhor

Seus alunos, acredite, já sabem fazer conta de cabeça. Se você descobrir as estratégias que eles usam e mostrar outras, a turma vai se sair bem melhor nos cálculos escritos

Raquel Ribeiro

Você acha estranho seu aluno errar várias subtrações nos exercícios de Matemática e, na hora do recreio, ele perceber rapidinho que a moça da cantina deu o troco errado? Não ache: ele é bom de cálculo mental, mas não sabe aplicar esse conhecimento durante a aula. E a relação entre as duas habilidades (a matemática das ruas e a da escola) não é automática nem mesmo comum. "Na verdade, há um abismo entre elas", revela Maria Sueli C. S. Monteiro, selecionadora do Prêmio Victor Civita.

Crianças que fazem pesquisa de preços, guardam dinheiro para comprar uma revista e, principalmente, aquelas que ajudam os pais no comércio "fazem" matemática muito antes de ouvir falar em fórmulas e operações. O problema é que, na escola, se ensina a elas como calcular desconsiderando totalmente o que já sabem. "O cálculo mental sempre esteve presente no comércio ou na construção civil, por exemplo. Precisamos trazer essa habilidade para a sala de aula", defende o professor de Matemática Luiz Márcio Imenes, de São Paulo. A saída, portanto, é avaliar cuidadosamente o que a turma já sabe e aproveitar esse conhecimento informal como ponte para os exercícios escritos.

"Há quem acredite que o importante do cálculo mental é fazer a conta bem depressa, mas é bobagem querer competir com a calculadora", completa Imenes. As vantagens são outras. Ao fazer a conta de cabeça, o estudante percebe que há caminhos diversos na resolução de um mesmo problema. É pelo cálculo mental que ele também aprende a realizar estimativas (ler uma conta e imaginar um resultado aproximado) e percebe as propriedades associativa (une dezena com dezena, unidade com unidade e assim por diante) e de decomposição (nota que 10 = 5 +5, entre outras possibilidades). Isso tudo sem precisar conhecer esses termos, claro!

 

Alguns procedimentos de cálculo mental

Na adição

Exemplo

Exemplo

Calcular primeiro dezenas exatas e os números que formam dezenas.
Ex.:

 


 

Na subtração

Exemplo

Exemplo

Arredondar e depois fazer a compensação.
Ex.:

 


 

Exemplo

Exemplo

Decompor o subtraendo (valor que será subtraído).
Ex.:

 


 

Exemplo

Exemplo

Alterar o minuendo para evitar o "empresta um".
Ex.:

 


 

Exemplo

Exemplo

Agrupar as parcelas em unidades, dezenas e centenas.
Ex.:

 


 

Explorar a idéia da adição. Ex.: 400 - 160. Quanto falta em 160 para chegar a 400? Para 200 faltam 40; de 200 para 400 faltam 200. A resposta é 240. 

Na multiplicação

Exemplo

Exemplo

Decompor um dos fatores.
Ex.:

 


 

Na divisão

Exemplo

Exemplo

Fazer simplificações sucessivas:
Ex.:

 


 

Para memorizar alguns resultados

Dominó Jogos ajudam a aprimorar a capacidade de cálculo. Para a turma ficar craque nasoma de parcelas com resultado até 6, por exemplo, leve para a classe um dominó comum e estabeleça uma regra diferente: os jogadores devem unir as peças de forma que a soma das duas seja 6.

Crachá Distribua crachás com números de 0 a 10 para todos as crianças antes do recreio. Na volta, peça que entrem na sala em duplas de forma que a soma de seus crachás seja 10. Em outra atividade, varie os números dos crachás e crie novas senhas.

- Pares com soma par.

- Pares com soma ímpar.

- A divisão dos dois números é exata.

- Número escrito em um crachá é o dobro do outro.

Quer saber mais?

Contatos
Colégio Marista Pio XII
, R. Rodrigues Alves, 701, 84015-440, Ponta Grossa, PR, tel. (42) 223-6177

Luis Márcio Imenes, e-mail imenes@uol.com.br

Maria Sueli C. S. Monteiro, e-mail marisue@uol.com.br

Nelia Mara da Costa Barros, e-mail nelia.barros@bol.com.br

Bibliografia
Na Vida Dez, na Escola Zero
, Terezinha Carraher, David Carraher e Analúcia Schliemann, 182 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3864-0404, 21 reais

Reinventando a Aritmética, Constance Kamii, 308 págs., Ed. Papirus, tel. (19) 3272-4500, 44,50 reais

Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano

Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano

 

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários

 

Publicado em Abril 2005.

 

Associação Nova Escola © 2016 – Todos os direitos reservados.