publicidade

Ensino Fundamental - Língua Portuguesa

Alfabetização inicial

  • Texto
  • Plano de Aula
  • Vídeo
  • Áudio
  • Jogo
  • Animação
  • Galeria

O caminho para alfabetizar

Reportagem mostra que é essencial mergulhar no funcionamento do sistema escrito alfabético em meio às práticas sociais de linguagem em que ele se expresas.

Alfabetização: 6 práticas essenciais

Reportagem aponta as seis ações indispensáveis para a alfabetização e os erros mais comuns que podem ser cometidos no ensino.

Ainda se usa o caderno de caligrafia?

Resposta de Heloisa Ramos à pergunta da leitora sobre caderno e caligrafia.

Jaime Luiz Zorzi: "A escola ignora quem não consegue aprender"

Entrevista com o fonaudiólogo especializado em problemas de desenvolvimento da escrita

7 perguntas sobre textos memorizados na alfabetização

Reportagem sobre o uso de textos memorizados na alfabetização inicial.

Como trabalhar com projetos didáticos na alfabetização

Reportagem sobre o trabalho com projeto didático de Milca dos Santos, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009.

Você sabe interpretar as hipóteses de escrita de seus alunos?

Exercício de interpretação de hipóteses de escrita de alunos da alfabateização inicial

Ler e escrever na 1ª série

Reportagem sobre o comprometimento de duas professoras para alfabetizar toda a turma de 1ª série

Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa)

Lista de apostilas e vídeos que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Todos alfabéticos

Apresentação de Milca Luiza Toyneti dos Santos, vencedora do Prêmio Victor Civita - Professor Nota 10. Seu trabalho é de alfabetização.

Célia Diaz Argüero: "A organização do texto vale tanto quanto vírgula e ponto"

Entrevista com a especialista Celia Dias Argüero sobre o uso que as crianças fazem da pontuação na alfabetização inicial

Aos 6 anos, as crianças devem ser alfabetizadas ou só brincar na escola?

Nova Escola responde dúvida sobre alfabetização

Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito

Situações didáticas em sala de aula para atividades de ditado para o professor. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de ditado para o professor.

Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente

Situações didáticas em sala de aula para atividades de leitura pelo aluno. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de leitura pelo aluno.

Como elaborar atividades de escrita pelo aluno na alfabetização

Situações didáticas em sala de aula para atividades de escrita pelo aluno. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de escrita pelo aluno.

A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização

Situações didáticas em sala de aula para atividades de leitura pelo professor. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de leitura pelo professor.

Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma

Como fazer o diagnóstico inicial de uma nova turma para descobrir as hipóteses alfabéticas de cada aluno. Procedimentos básicos para acompanhar e registrar a evolução da criança durante o ano.

Alfabetizar é todo dia

Reportagem que mostra ao professor a importância de se manter atualizado sobre as pesquisas a respeito de situações didáticas a serem utilizadas na alfabetização inicial

Entrevista com Ana Maria Kaufman sobre alfabetização

Entrevista com a pesquisadora argentina Ana Maria Kaufman, na qual ela fala sobre a importância das intervenções do professor durante as atividades de alfabetização inicial.

Entrevista com Telma Weisz sobre alfabetização inicial

Entrevista com a educadora e pesquisadora Telma Weisz sobre alfabetização.

Por que as crianças devem aprender a escrever com letra de fôrma para depois passar para a cursiva?

Nota explica por que as crianças aprendem primeiro a escrever com letra de forma e só depois passam a usar a cursiva.

Resenha do livro "Reflexões sobre a alfabetização", de Emília Ferreiro

Resenha e trecho do livro Reflexões sobre a alfabetização, de Emília Ferreiro.

O alfabeto não pode faltar

Reportagem sobre o uso do alfabeto como recurso de apoio nas classes de 1º e 2º anos.

Alfabetizar na Educação Infantil. Pode?

Artigo sobre alfabetização escrito por Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita.

Os livros que não podem faltar na sua bebeteca

Reportagem mostra uma lista com 32 livros para montar e organizar uma bebeteca

As situações didáticas de Língua Portuguesa

Reportagem mostra que tipos de atividades podem ser realizadas na fase de alfabetização inicial.

Perguntas e respostas sobre Alfabetização

Reportagem responde as principais dúvidas sobre alfabetização

A professora Mariluci garante: ''Vou alfabetizar todos eles até o fim do ano''

Reportagem mostra como a professora Mariluci Kamisaka garante que seus alunos, moradores da maior favela de São Paulo, saiam da 1ª série lendo e escrevendo

Ensinar a falar é tão importante quanto ensinar a ler e a escrever

Reportagem fala sobre a importância de crianças e jovens aprenderem a falar em público. Essa habilidade pode ser desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa.

Cláudia Molinari aborda estratégias de intervenções conscientes

Cobertura da Semana de Educação 2008. A especialista em Alfabetização, a argentina Cláudia Molinari, fala sobre estratégias de intervenções conscientes no ensinamento da leitura e da escrita.

Fraldas e livros: a importância da leitura para a primeira infância

Reportagem fala sobre a importância de ler livros para crianças menores de 3 anos. Conheça alguns projetos de leitura em creches e veja dicas de literatura infantil.

Interação com a linguagem escrita

Reportagem mostra como crianças de 4 e 5 anos podem aprender a escrita com diversos tipos de materiais: pedaços de papéis coloridos, letras recortadas, livros e outros.

Linguagem oral na Educação Infantil

Reportagem mostra como o professor pode trabalhar com comunicação oral nas turmas de creche e pré-escola

Usar a poesia para desenvolver a oralidade

Reportagem sobre projeto de leitura e escrita para turma da pré-escola. A autora do trabalho é uma Educadora Nota 10 do Prêmio Victor Civita.

Ler rima com prazer

Reportagem mostra projeto de alfabetização com parlendas em Alagoas.

Crianças aprendem a ler e escrever na areia da praia

Reportagem mostra projetos de alfabetização que usam a areia da praia, placas e até cardápios de restaurantes.

Autores mirins produzem um livro de contos na pré-escola

Reportagem sobre projeto de leitura e escrita para turma da pré-escola. A autora do trabalho é uma Educadora Nota 10 do Prêmio Victor Civita.

A turma faz a crítica do livro

Reportagem mostra projeto em que turma da pré-escola lê livros e faz indicações de suas histórias preferidas.

Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização

Especial Grandes Pensadores sobre Emilia Ferreiro, psicolinguista argentina que mostrou novas formas pelas quais as crianças aprendem a ler e escrever, causando grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização.

Gibis estimulam a turma a tomar gosto pela leitura

Reportagem mostra como os gibis podem estimular as crianças da pré-escola a tomar gosto pela leitura.

Política de formação de leitores

Reportagem mostra programas federais para distribuição de livros e criação de bibliotecas e cantinhos de leitura em escolas. Há também investimento na formação de infoeducadores (professores de biblioteca).

Aulas que estão no gibi

Reportagem sobre como usar as histórias em quadrinhos na alfabetização. A criança aprende a se comunicar por meio de desenhos e de palavras.

Projeto para desenvolver oralidade e escrita na pré-escola

Reportagem destaca projetos que desenvolvem a escrita e a oralidade de crianças na pré-escola. A ênfase está na expressão de

Emilia Ferreiro: ''O momento atual é interessante porque põe a escola em crise''

Entrevista com a psicolinguista Emilia Ferreiro. Ela avalia como as inovações tecnológicas trouxeram mudanças nas práticas de leitura e escrita nas escolas.

Quem conta um causo aprende a ler

Reportagem mostra como usar em aula os contos de assombração para os alunos de 2ª série.

O maravilhoso mundo dos contos de fadas e seu poder de formar leitores

Reportagem mostra a importância dos contos de fadas na escola. Veja dicas de leitura de clássicos da literatura infantil.

Primeiras leituras de Monteiro Lobato

Sequência didática de leitura pelo professor com o objetivo de apresentar Monteiro Lobato às crianças de 1o e 2o anos.

Escrita de títulos de contos conhecidos

Sequência didática para favorecer a reflexão sobre o sistema de escrita na alfabetização inicial

Escrita de recomendações literárias

Projeto didático para ensinar os alunos a escrever recomendações literárias considerando as características textuais e discursivas do gênero

Ler para saber mais sobre um tema

Sequência didática para ensinar aos alunos procedimentos de leitor em situações de estudo

Leitura de parlendas na alfabetização inicial

Projeto didático para trabalhar a leitura de textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.

Galeria de bruxas

Projeto didático de leitura e escrita na alfabetização inicial.

Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho

Sequência didática para o 1º ano sobre leitura, que propõe a comparação entre diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho.

Leitura na hora da chamada

Atividade para incentivar alunos da pré-escola a aprenderem a escrever seu nome e reconhecer os dos colegas

Agenda telefônica da turma da EJA

Sequência didática para trabalhar a escrita com os alunos da EJA que ainda não escrevem convencionalmente

Leitura pelo aluno para aprender a ler na EJA

Sequência didática de leitura para alunos jovens e adultos.

Texto informativo sobre filhotes

Projeto didático que sugere a produção de um encarte sobre filhotes, com objetivo de desenvolver a produção de textos informativos ditados ao professor.

Reconto de histórias conhecidas

Projeto didático sobre reescrita de histórias conhecidas, para a construção de um livro elaborado pelo grupo para ser levado para casa.

Produção de texto de indicação literária

Projeto didático que propõe a produção de textos orais com destino escrito, visando uma exposição de textos de indicações literárias para maior circulação dos livros da biblioteca da escola.

Leitura literária e intercâmbio de impressões

Atividade permanente que propõe a leitura de livro de poesias em uma roda de leitura.

Sessões simultâneas de leitura de contos

Projeto didático que propõe três sessões quinzenais de leitura de histórias escolhidas pelas crianças, divulgadas em cartazes com a propaganda das sessões.

Leitura de textos informativos feita pelo professor

Atividade permanente que sugere a leitura de textos informativos sobre temas de interesse dos alunos.

Leitura de títulos de histórias conhecidas

Atividade permanente que sugere uma rotina semanal de leitura de contos de fadas conhecidos dos alunos.

Coletânea de textos poéticos memorizados

Projeto didático que propõe a construção de saberes sobre a leitura, mesmo antes de saber ler convencionalmente, por meio da produção de uma coletânea de poesias.

Comparar personagens de diferentes histórias

Sequência didática que propõe a comparação de histórias sobre um mesmo personagem, para que a criança perceba semelhanças e diferenças na descrição de suas características

Galeria de personagens

Sequência didática de atividades de reflexão sobre o sistema de escrita, que propõe a criação de uma galeria de personagens mais importantes das histórias preferidas da turma.

Legendas para fotos

Projeto didático que propõe um trabalho de produção e revisão de legendas escritas pelos alunos para fotos de um passeio do grupo.

Livro de parlendas preferidas

Projeto didático que propõe a produção de um livro com parlendas eleitas pelo grupo.

Criar agendas telefônicas

Projeto didático sobre a confecção de agendas telefônicas em ordem alfabética com o auxílio do alfabeto pendurado na parede.

Leitura e escrita de nomes próprios

Sequência didática sobre leitura e escrita de nomes próprios para incentivar a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita.

Leitura pelo aluno na alfabetização inicial

Sequência didática sobre prática de leitura na alfabetização inicial.

Projeto biografias e autobiografias

Projeto de Língua Portuguesa sobre produção de biografias dos alunos.

Aprender a linguagem que se escreve - parte 3

Última parte do sexto vídeo do Módulo II do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Aprender a linguagem que se escreve - parte 2

Segunda parte do sexto vídeo do Módulo II do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Aprender a linguagem que se escreve - parte 1

Sexto vídeo do Módulo II do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Prêmio Victor Civita: Panorama de Alfabetização

Depoimento de Débora Rana, selecionadora de Alfabetização do Prêmio Victor Civita 2010.

Projeto de indicações literárias na Alfabetização inicial

Vídeo sobre o Projeto de Indicações Literárias apresentado aos alunos do 1º ano da Escola Estadual Victor Civita, em Guarulhos, para desenvolver conhecimentos sobre o sistema de escrita.

Planejar é preciso - parte 2

Continuação do último vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Planejar é preciso - parte 1

Último vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

O que acontece quando lemos - parte 2

Última parte do décimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

O que acontece quando lemos - parte 1

Nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Alfabetização e contextos letrados - parte 5

Última parte do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Alfabetização e contextos letrados - parte 4

Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Alfabetização e contextos letrados - parte 3

Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Alfabetização e contextos letrados - parte 2

Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Alfabetização e contextos letrados - parte 1

Nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Ler para aprender - parte 5

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Ler para aprender - parte 4

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Ler para aprender - parte 3

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Ler para aprender - parte 2

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Ler para aprender - parte 1

Oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Como ler sem saber ler - parte 4

Continuação do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Como ler sem saber ler - parte 3

Continuação do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Como ler sem saber ler - parte 2

Continuação do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Como ler sem saber ler - parte 1

Sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

O que está escrito e o que se pode ler - parte 4

Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

O que está escrito e o que se pode ler - parte 3

Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

O que está escrito e o que se pode ler - parte 2

Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

O que está escrito e o que se pode ler - parte 1

Sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Escrever para aprender - parte 4

Última parte do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Escrever para aprender - parte 3

Continuação do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Escrever para aprender - parte 2

Continuação do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Escrever para aprender - parte 1

Quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita: primeiros passos - parte 5

Última parte do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita: primeiros passos - parte 4

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita: primeiros passos - parte 3

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita: primeiros passos - parte 2

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita: primeiros passos - parte 1

Quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 6

Última parte do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 5

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 4

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 3

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 2

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 1

Terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Em outras palavras - parte 3

Continuação do segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Em outras palavras - parte 2

Continuação do segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Em outras palavras - parte 1

Segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Mudanças em curso - parte 4

Última parte do primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Mudanças em curso - parte 3

Continuação do primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Mudanças em curso - parte 2

Continuação do primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Mudanças em curso - parte 1

Primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Escrita de texto informativo na alfabetização de jovens e adultos

Vídeo sobre a produção de textos informativos na Educação de Jovens e Adultos

Leitura de textos informativos na alfabetização de jovens e adultos

Vídeo sobre o trabalho com textos informativos na alfabetização de jovens e adultos

Como os adultos não-alfabetizados pensam a língua escrita

Vídeo sobre as concepções que alunos jovens e adultos têm sobre o sistema de escrita

O computador pode ser um grande aliado na alfabetização de adultos

Vídeo sobre o uso do computador na alfabetização de jovens e adultos

O limite da problematização da escrita com alunos adultos

Vídeo com depoimento da especialista em Educação de Jovens e Adultos, Marta Durante.

Revisão coletiva de texto na EJA

Vídeo sobre uma atividade de revisão coletiva de texto com alunos adultos

As contribuições de Paulo Freire para a alfabetização de adultos

Vídeo com depoimento de especialistas sobre as contribuições práticas e teóricas de Paulo Freire para a Alfabetização

Palestra de Emilia Ferreiro sobre Alfabetização

A psicolinguista Emilia Ferreiro fala sobre alfabetização durante a 1ª Semana de Educação, em outubro de 2006.

Conhecer cada um, alfabetizar todos

A professora nota 10 Milca Luiza Toyneti dos Santos fala sobre seu trabalho vencedor do Prêmio Victor Civita 2009.

Panorama de alfabetização - Prêmio Victor Civita 2009

Débora Rana, selecionadora de Língua Portuguesa / Alfabetização, fala sobre o o perfil dos trabalhos enviados para a edição 2009 do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

Escrita pelo aluno para aprender a escrever

Vídeo com atividade de escrita realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Leitura pelo professor

Vídeo com atividade de leitura pelo professor, realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Leitura pelo aluno para aprender a ler

Vídeo com atividade de leitura realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Ditado para escriba: produção de texto oral com destino escrito

Vídeo com atividade de ditado para escriba realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 5

Quinta e última parte do vídeo com palestra da professora Telma Weisz, na qual a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 4

Quarta parte do vídeo com palestra da professora Telma Weisz, na qual a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 3

Terceira parte da palestra da professora Telma Weisz, em que a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 2

Segunda parte de vídeo com palestra da professora Telma Weisz, em que a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 1

Vídeo com palestra da professora Telma Weisz, em que a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

A importância do nome próprio - parte 2

Vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), sobre a importância do nome próprio na alfabetização inicial.

A importância do nome próprio - parte 1

Vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), sobre a importância do nome próprio na alfabetização inicial.

Diagnóstico na alfabetização inicial

Vídeo sobre como e por que fazer um diagnóstico de hipóteses de escrita na alfabetização inicial.

Leitura de textos informativos

Vídeo de atividade de leitura de texto científico realizada com alunos ainda não alfabetizados.

Panorama da Alfabetização (parte 3)

Entrevista da coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, Regina Scarpa, e da editora da revista NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, Paola Gentile, à Rádio Bandeirantes, em 16/04/2009

Panorama da Alfabetização (parte 2)

Entrevista da coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, Regina Scarpa, e da editora da revista NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, Paola Gentile, à Rádio Bandeirantes, em 16/04/2009

Panorama da Alfabetização (parte 1)

Entrevista da coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, Regina Scarpa, e da editora da revista NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, Paola Gentile, à Rádio Bandeirantes, em 16/04/2009

A escrita do nome próprio

Animação com análise da escrita do nome próprio, em atividade de cópia de escrita convencional, realizada por uma criança de 4 anos.

 

Associação Nova Escola © 2016 – Todos os direitos reservados.