publicidade

O primeiro grande defensor dos pequenos

O médico e educador polonês foi pioneiro no direito infantil e valorizava o saber dos pequenos

Ana Gonzaga

Página de > >|
=== PARTE 1 ====

O polonês Henryk Goldszmit, que adotou o pseudônimo de Janusz Korkzac, nasceu em uma família abastada de intelectuais. No entanto, passou pelas mãos de professores rudes. Com 7 anos, foi mandado para uma escola onde os mestres eram punitivos, puxavam as orelhas das crianças e se valiam de réguas e palmatórias. A experiência lhe deu a certeza de que as crianças não eram devidamente respeitadas, o que contribuiu para a formação do ponto central de seu pensamento: desde cedo, os pequenos merecem respeito por suas vontades e necessidades.

A capacidade de Korczak de se colocar na posição da criança é uma das características que tornam seu trabalho tão significativo. O livro Quando Eu Voltar a Ser Criança conta a história de um professor que volta a ter 7 anos, morar com os pais e a irmãzinha e ir à escola. O texto mostra como muitas vezes os adultos são tiranos e questiona essa superioridade. "Grande mérito ter nascido antes (...). Que nos deem então um exemplo de boa Educação. E o professor que durante a aula toda fica com o dedo enfiado no nariz?"

O polonês pregava o respeito a todos, independentemente da idade. "As crianças não vão tornar-se pessoas no futuro porque já são pessoas". Por isso, dizia, elas devem ser compreendidas no momento em que estão. "Korczak era capaz de entender os pequenos sofrimentos da criança, que, muitas vezes, parecem bobagens para os adultos. Ele não se preocupava em fazê-la compreender que algo era insignificante se, para ela, o assunto tinha relevância", diz Ana Carolina Rodrigues Marangon, professora da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo (USP) e autora do livro Janusz Korczak, Precursor dos Direitos da Criança - Uma Vida entre Obras.

=== PARTE 2 ====
=== PARTE 3 ====

Continue lendo a reportagem

Página de > >|

Grandes pensadores
Biografia e pensamento de educadores que fizeram história, da Grécia Antiga aos dias de hoje, organizados por ordem alfabética de sobrenome

  • De A a E
  • De F a M
  • De N a Z

Juscilene Souza dos Santos - Postado em 22/04/2011 09:11:44

Este texto é fundamental para refletirmos sobre a história deste pensador que por sinal grande exemplo de educador ,que defendia os pequeninos de forma extraordinária . Sabemos que quem ler esta matéria poderá fazer uma reflexão nos dias atuais nas escolas. Um olhar direcionado a criança pequena .Muito bom! Principalmente aos educadores que estão desmotivados na profissão.

Ulisses Carolino Pimenta - Postado em 27/10/2009 22:11:17

Muito boa a matéria sobre Janusz Korczak. Quem sabe sua metodologia de trabalho não faça alguma coisa para a situação atual: alunos desinteressados, professores desmotivados?

LUCINEIA DA VEIGA LOURENÇO - Postado em 18/10/2009 15:07:07

Espetacular a matéria sobre o grande educador polonês Janusz Korczak. A genialidade do seu pensamento pedagógico e sobretudo do seu modo "específico" de olhar a criança como sujeito de direitos, digna de respeito, torna explicíto o valor de sua obra para todos que se preocupam com a questão da educação. Sou graduanda do 4º ano de Pedagogia pela UNESP de Presidente Prudente-SP, e agradeço pelas reportagens trazidas pela Nova Escola, especialmente àquelas que fazem referência aos grandes educadores e pensadores da educação. Na universidade nos apropriamos de muitas teorias e conhecemos grandes estudiosos e obras de base para a Pedagogia, o que contribui imensamente para a qualidade da nossa formação. Ao meu ver, a revista "Nova Escola", vêm acrescentar os conhecimentos adquiridos na Universidade, na medida em que aborda inúmeras questões referentes à Educação.



Leia todos
Publicado em NOVA ESCOLA Edição 226, Outubro 2009. Título original: Janusz Korczak, o primeiro grande defensor das crianças

 

Associação Nova Escola © 2016 – Todos os direitos reservados.