publicidade

Sequência Didática

Tecnologia ajuda ou atrapalha?

VEJA na Sala de Aula

Até que ponto as redes sociais e a internet potencializam o aprendizado? Leve o debate para a sua turma com a proposta para produção de texto sobre os benefícios da tecnologia para os estudos

Discuta com seus alunos o papel da tecnologia nos estudos. Em muitos casos, ajudam a estudar em grupo e a tirar dúvidas de forma mais instantânea. Em outros, são principal motivo de distração e perda de foco. Até que ponto as redes sociais e a internet potencializam o aprendizado?

Utilize a apresentação abaixo como ferramenta em sala de aula.

1ª etapa

Leia com seus alunos a reportagem “A turma está a um clique”, da revista VEJA, de 13 de agosto de 2014. Em seguida, peça para apontarem as evidências apresentadas no texto que mostrem o panorama do uso das ferramentas virtuais para os estudos, justificando com trechos do texto. Eles devem ressaltar os seguintes tópicos:

  • O crescente uso das redes sociais e mensagens virtuais, em detrimento das reuniões de estudo presenciais: “73% dos universitários brasileiros usam a rede social e 58% utilizam serviços de mensagem de texto para estudar. Só 5,6% persistem na presença física dos colegas”.
  • Em paralelo, a oferta cada vez maior de cursos online: “Um dos mais destacados indicadores do fenômeno é a multiplicação dos cursos online gratuitos de universidades de primeiríssima linha, que vêm estimulando a formação de classes globais com alunos na casa das centenas de milhares”.
  • O aumento do número de sites e aplicativos para facilitar o aprendizado pelo virtual: “No Brasil, o Passei Direto (...), fundado há dois anos no Rio de Janeiro, arrebanhou 1 milhão de usuários no primeiro ano e hoje congrega 2 milhões” e “O precursor foi o Ebah, criado em 2006 (...). Hoje a plataforma tem 3 milhões de usuários e está presente ainda em Portugal, Angola e Moçambique”.
  • Pesquisa internacional aponta que o uso do computador tem relação com o resultado na escola: “Uma pesquisa realizada com estudantes de 41 nacionalidades pela OCDE (...) mostrou que os mais bem-sucedidos no colégio são os que têm o hábito de usar o computador em casa; fazendo isso, eles passaram a dedicar 30% mais tempo aos estudos”.

2ª etapa

Após a identificação dos dados sobre o tema, verifique com seus alunos se o que está dito na reportagem tem relação com o dia a dia deles. Questione se fazem uso das redes sociais e de sites especializados - como os citados no texto - para estudar. Quais ferramentas são mais utilizadas? Qual a frequência de uso? Todos utilizam? Alguém gosta mais de reuniões presenciais? Quais os motivos para as respectivas preferências? Anote no quadro as respostas, como uma síntese do debate.

3ª etapa

Em seguida, siga na mesma linha metodológica da primeira etapa e peça para os alunos identificarem no texto os trechos que apresentam os prós e os contras do uso da internet para estudo em grupo. Eles devem destacar os seguintes pontos:

Aspectos positivos

  • “A interatividade virtual veio facilitar o exercício da atividade intelectual, estimulando habilidades altamente valorizadas em nosso tempo”
  • “Dialogando com desconhecidos e destrinchando uma montanha de informações, o estudante desenvolve a capacidade de produção em equipe, de liderança e de autonomia”
  • “no horário que quiserem, estejam onde estiverem, e ainda por cima com um vastíssimo material à disposição”
  • “Transferir o estudo para o ambiente virtual é uma espécie de socialização do aprendizado”
  • “posso comparar métodos e explicações diferentes e chegar rapidamente a conclusões que, sozinho, levaria muito mais tempo para alcançar”

Aspectos negativos

  • “Requer, porém, um grande esforço de concentração para não se desviar do objetivo e tornar a coisa pura perda de tempo: quem se deixa levar pela tentação de passar uma mensagem ou postar uma selfie no meio da labuta vai perceber que, no fim, aprendeu muito pouco”

4ª etapa

Feito o mapeamento dos pontos argumentativos da questão, pergunte a seus alunos se, em suas experiências, concordam com o que foi posto. Incentive o debate crítico. Há outros pontos positivos do uso das tecnologias online para estudar? E negativos? É consenso na turma? Quem discorda? Por quê? Da mesma forma, faça uma lista no quadro com os principais argumentos levantados.

Resumindo

  • Leitura do texto
  • Identificação dos principais pontos factuais do tema
  • Debate sobre a realidade dos alunos
  • Identificação dos eixos argumentativos do texto
  • Debate argumentativo com a problematização sobre os possíveis benefícios do uso das tecnologias virtuais para estudar

Avaliação

Peça a seus alunos para escrever um texto argumentativo, que responda à pergunta: "O uso de tecnologias virtuais ajuda ou atrapalha os estudos?". Oriente os alunos para utilizarem os dados apresentados no texto e os argumentos levantados pela classe. Além disso, incentive o uso de outras informações novas. Verifique se a articulação entre todos os dados está coesa e se o texto tem uma linha argumentativa coerente.

 

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários

 

Associação Nova Escola © 2016 – Todos os direitos reservados.