publicidade

Novos usos da realidade virtual

Um mundo tridimensional simulado parece coisa de ficção científica? Pois essa tecnologia, comum nos videogames, evoluiu bastante e, agora, é usada em outras finalidades, inclusive dentro da sala de aula

Redação NOVA ESCOLA

=== PARTE 1 ====

A reportagem Muito Além da Diversão (VEJA 2423, de 29 de abril de 2015) mostra que a realidade virtual, que progrediu de mãos dadas com a indústria de videogames, deixa de ser brincadeira e começa a ser utilizada para fins mais nobres.

Com base em princípios da Física, a tecnologia permite recriar a sensação do real por meio da interação entre homem e equipamento: o computador cria um mundo simulado que o usuário pode manipular e explorar, tendo a impressão de que está realmente nele. As imagens tridimensionais parecem ser de tamanho real para o usuário, que se movimenta pelo ambiente ao mexer a cabeça, os membros e os olhos.

Além do já conhecido uso da realidade virtual no mundo do entretenimento, o recurso agora é empregado para fins educacionais, no tratamento psicológico, em treinamentos de guerra, entre outros. Mostre a galeria a seguir para a turma como ponto de partida para uma discussão sobre essa tecnologia na aula de Física.

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

 

Publicado em Abril de 2015.
Comentários

 

 

Associação Nova Escola © 2016 – Todos os direitos reservados.