publicidade

Avião de papel, pipa, cata-vento e outros brinquedos voadores

Ana Gonzaga

Características
São movidos pelo ar ou pelo vento. Geralmente são feitos de papel ou de plástico, como a pipa e suas variações (papagaio, arraia, quadrado e pandorga, entre outras), o cata-vento, os aviõezinhos de papel e o frisbee. Também fazem parte dessa modalidade as bolhas de sabão.

Origem
Os aviões de papel e o cata-vento foram criados na China por volta de 915 a.C. A pipa, inventada por volta de 1200 a.C., surgiu como um dispositivo de sinalização militar. Já o frisbee é mais recente: por volta de 1870, os estudantes da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, passaram a arremessar as tortas vendidas por William Frisbee como uma maneira de se divertirem.

Por que propor
Para estimular as crianças a explorar o espaço ao seu redor e interagir com objetos levando em conta a velocidade e a ação do ar e do vento.


Como enriquecer o brincar
■ Apresente os brinquedos de acordo com a faixa etária da garotada. Os menores ainda não têm coordenação para empinar pipa, mas já brincam com aviões e bolhas de sabão.
■ Proponha à turma comparar o desempenho de aviõezinhos de diferentes modelos e feitos com papéis diversos. Qual voa por mais tempo? O mesmo vale para as pipas.
■ Disponibilize vídeos e livros que mostrem vários tipos de pipa para os pequenos conhecerem e construírem.

O erro mais comum
Só oferecer esses brinquedos prontos, privando as crianças de criá-los. Confeccioná-los também faz parte da brincadeira. 



Ilustração Rogério Fernandes sobre fotografia de Omar Paixão / Assistente Márcia Schiesari / Produção Mario Mantovanni / Assistente Gabriel Fernandes / Cabelo e Maquiagem Renato Rodriguez

 

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários

 

Publicado em Hora de Brincar, Setembro 2010. Título original: Está no ar

 

Associação Nova Escola © 2016 – Todos os direitos reservados.