publicidade

21 perguntas e respostas sobre bullying

14. Como agir com os alunos envolvidos em um caso de bullying?

O foco deve se voltar para a recuperação de valores essenciais, como o respeito pelo que o alvo sentiu ao sofrer a violência. A escola não pode legitimar a atuação do autor da agressão nem humilhá-lo ou puni-lo com medidas não relacionadas ao mal causado, como proibi-lo de frequentar o intervalo.

Já o alvo precisa ter a autoestima fortalecida e sentir que está em um lugar seguro para falar sobre o ocorrido. "Às vezes, quando o aluno resolve conversar, não recebe a atenção necessária, pois a escola não acha o problema grave e deixa passar", alerta Aramis Lopes, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ainda √© preciso conscientizar o espectador do bullying, que endossa a a√ß√£o do autor. ''Trazer para a aula situa√ß√Ķes hipot√©ticas, como realizar atividades com trocas de pap√©is, ¬†s√£o a√ß√Ķes que ajudam a conscientizar toda a turma.

A exibi√ß√£o de filmes que retratam o bullying, como ''As melhores coisas do mundo'' (Brasil, 2010), da cineasta¬†La√≠s Bodanzky, tamb√©m ajudam no trabalho. A partir do momento em que a escola fala com quem assiste √† viol√™ncia, ele para de aplaudir e o autor perde sua fama'', explica Adriana Ramos, pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenadora do curso de p√≥s-gradua√ß√£o ''As rela√ß√Ķes interpessoais na escola e a constru√ß√£o da autonomia moral'', da Universidade de Franca (Unifran).

<  Anterior Próxima  >


21 perguntas e respostas sobre bullying

 

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Coment√°rios

 

Publicado em Novembro 2010.

 

Associa√ß√£o Nova Escola ¬© 2016 ‚Äď Todos os direitos reservados.