publicidade

Brincadeiras do Sul: a reinvenção do brincar em Santa Catarina

Fernanda Salla

Especial Brincadeiras Regionais

O empenho em resgatar as brincadeiras da região catarinense envolve toda a comunidade escolar. Na capital, Florianópolis, atividades relacionadas ao boi de mamão, folclore do estado, são parte do projeto político-pedagógico da Escola Desdobrada e NEI Costa da Lagoa, que fica em uma área com acesso por barco.

As crianças de todos os anos de ensino participam da confecção das fantasias - feitas com tecidos e com a técnica de empapelamento - pesquisam sobre a história e participam dela representando os vários personagens. "Esse trabalho faz parte do processo de construção do conhecimento sobre a cultura local e preserva a identidade da comunidade", conta Elizete Maria Marques, professora do 2° e do 4º anos. 

A preservação e a divulgação dessa atividade são tão valorizadas pela escola que, constantemente, as famílias dos alunos e os moradores dos arredores são convidados para assistir às crianças brincando. Eles se reúnem no pátio de chão de areia e observam um espetáculo, que é a representação do boi de mamão. 

Veja as quatro brincadeiras de Santa Catarina

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários

 

Publicado em Setembro de 2012. Título original: A reinvenção do brincar em Santa Catarina

 

Associação Nova Escola © 2016 – Todos os direitos reservados.