publicidade

Brincadeiras do Nordeste: Pipa, papagaio ou peixinho

Elisângela Fernandes

Brincadeiras do Nordeste: Pipa. Foto: Danny Yin
Especial Brincadeiras Regionais

Como brincar: Um dia ensolarado, bom vento e um espaço aberto bem longe de postes e fios é a combinação perfeita para empinar pipa. Para que ela suba bastante, é preciso deixá-la contra o vento, soltando a linha sempre que necessário. Às vezes é preciso pedir ajuda a um amigo que toma distância e mantém a pipa levantada. Quando o ajudante percebe que o vento está propício faz um sinal para que o empinador puxe e movimente a linha para que a pipa permaneça no ar. A pipa que ficar por mais tempo no céu ganha. mas, atenção: não vale usar cerol.

Variações: A pipa recebe outros nomes, como papagaio, raia e peixinho, e também tem formatos variados. Em alguns lugares a rabada também é chamada de rabiola ou rabo.

Receita da pipa
Ingredientes

  • Três varetas de bambu (uma de 51 centímetros e as demais de 32 centímetros);
  • Uma folha de papel de seda;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Linha;
  • Sacos ou sacolas plásticas.

Modo de fazer
Posicione as varetas menores sobre a maior, perpendicularmente, deixando uma distância de cerca de 20 centímetros entre elas. Use a linha para amarrá-las onde nos cruzamentos.
Passe a linha por fora, unindo com ela todas as pontas das varetas.

Coloque o papel de seda sobre a armação e corte no formato da pipa deixando 2 centímetros de sobra. Dobre esta sobra e cole, para deixar o papel bem firme nas varetas.

Amarre uma linha nas extremidades da vareta que está mais ao alto, envergando-a. No centro desta linha, amarre a linha principal que será usada para levantar a pipa (o restante deve ser enrolado em uma lata ou carretel).

Para fazer a rabada, prenda uma linha na ponta da vareta mais longa. Corte tiras de sacos plásticos e vá amarrando nesta linha. Pronto, agora é só torcer para o vento chegar ao ponto ideal!

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários

 

Publicado em Setembro de 2012. Título original: Pipa

 

Associação Nova Escola © 2016 – Todos os direitos reservados.